Notícia publicada em 13 de novembro de 2017
Hoje todos os cidadãos conhecem a praça Nossa Senhora Aparecida, localizada no centro da cidade de Vilhena.
A praça, em homenagem à padroeira do Brasil, foi construída pelo primeiro prefeito nomeado de Vilhena, Renato Coutinho dos Santos, que administrou a cidade entre 23 de novembro de 1977 a 03 de março de 1980. Foi nomeado pelo então governador de Rondônia, Humberto da Silva Guedes.
Alguns detalhes simbolizavam a praça na época, como a madeira, que era abundante e predominante na Amazônia. Uma tora, com uma placa que identificava o local, foi queimada por vândalos e acabou literalmente com a praça.
Este fato é contado pelo primeiro prefeito eleito de Vilhena, Vitório Abrão. “Essa praça foi feita por Renato. Dá pra ver a igreja no fundo da imagem, e também é destaque uma árvore de mogno, que simbolizava a era da madeira no nosso município. Infelizmente, numa noite, vândalos botaram foto na tora e também queimaram um quiosque que tinha ali. Ficou sem nada. Até que, quando eu tomei posse, em 1983, eu reconstruí a praça Nossa Senhora Aparecida, que está aí, com a biblioteca ‘Monteiro Lobato’, lanchonete. Descaracterizaram a praça, instalando coisas que não estavam no projeto, mas está aí”, lembra Abrão.