Free songs
Vilhena, Rondônia, - E-Mail conesulnoticias@hotmail.com

Página inicial / Capa / Mais de 150 condutores foram presos em RO durante mobilização nacional da Lei Seca

Mais de 150 condutores foram presos em RO durante mobilização nacional da Lei Seca


Notícia publicada em 17 de janeiro de 2018

157 condutores foram presos em Rondônia por embriaguez ao volante durante a mobilização nacional da Operação Lei Seca, realizada no sábado (13) até a madrugada de domingo (14). As blitzes foram realizadas em 16 estados do Brasil (DF, RJ, RO, RS, MA, PE, AL, MT, CE, PR, RN, BA, SE, AP, GO, MS) e marcam o início das ações do calendário de mobilização nacional, com a meta de diminuir a violência no trânsito. Durante a mobilização, foram abordados 10.993 motoristas em todo o país, sendo 1.330 só no estado de Rondônia.IMG-20180115-WA0036

Em todo o país, foram realizados 9.522 testes com o etilômetro e lavrados 1.037 autos de infração por embriaguez. Ao todo, foram recolhidas 1.610 documentações (CNH e CRLV), 626 veículos foram removidos para depósito e 214 prisões efetuadas.

Já em Rondônia, as blitzes foram realizadas em pontos estratégicos do estado e contou com o apoio de 515 agentes, entre PMs, PC e agentes do Detran, foram realizados 1.286 testes com o etilômetro, recolhidos 287 documentos (CNH e CRLV), autuados 236 condutores por dirigirem embriagados, o que representa 22,75% das autuações nacional,  além de 172 veículos removidos para o pátio do Detran.

Para o Diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito do Detran-RO, Hugo Guilherme Correia, a ação realizada no estado chamou a atenção da população, pois das 214 prisões pelo crime de embriaguez efetuadas a nível nacional, 157 foram em Rondônia, o que representa 73,36% do total de prisões. “A mobilização contribui para a redução dos acidentes e mortes decorrentes da combinação de álcool e direção, além de orientar os condutores sobre a condução segura”, ressalta o diretor.

Outros dados impressionantes é a redução em mais de 50% em acidentes com vítima por dia da semana nos horários de execução da lei seca de 2010 a 2016, passando de 499 acidentes a 241. O índice de mortalidade das vítimas fatais reduziu em 26,9% no mesmo período e o índice de vítimas não fatais reduziu em 55,6%.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o trânsito mata 47 mil pessoas por ano no Brasil e deixa 400 mil com alguma sequela. O Detran de Rondônia está em concordância com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que permite  a captação de dados sobre mortalidade, para o planejamento e análises de situações, facilitando a produção de estatísticas.

“A população vê na Operação Lei Seca uma forma de garantir a ordem e a segurança no trânsito, e o nosso objetivo é manter as atividades em todo o estado, conforme calendário pré-estabelecido para o ano de 2018, objetivando a redução dos índices de acidentes com vítimas”, finaliza Hugo Correia.

Comentários

Faça seu comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos requeridos são marcados *

*

Ir para o topo