Free songs
Vilhena, Rondônia, - E-Mail conesulnoticias@hotmail.com

Página inicial / Capa / Senado homenageará povos indígenas em sessão especial no Dia do Índio

Senado homenageará povos indígenas em sessão especial no Dia do Índio


Notícia publicada em 16 de abril de 2018

Os povos indígenas serão homenageados em sessão especial do Senado na quinta-feira (19), data em que se comemora nacionalmente o Dia do Índio. A sessão está marcada para as 9h no Plenário da Casa. A sugestão da homenagem é do senador Telmário Mota (PTB-RR), que contou com o apoio de outros seis senadores.imagem_materia

O Dia do Índio é celebrado há 75 anos e foi instituído pelo Decreto-Lei 5.540/1943, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954). A data escolhida é uma referência ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940. No âmbito internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 9 de agosto como o Dia Internacional dos Povos Indígenas, com a intenção de conscientizar os governos e a população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.

No Brasil, a promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas é responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão indigenista oficial do Estado, criado em 1967. O órgão é vinculado ao Ministério da Justiça e tem como função coordenar e executar a política indigenista do governo.

Para a sessão de homenagens, estão confirmadas as presenças do presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas; do reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Jefferson Fernandes do Nascimento; da vereadora de Uiramutã (RR) Lourdes Miguel de Brito, além de lideranças indígenas.

Demografia

De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há cerca de 900 mil índios, que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas. Os povos indígenas estão presentes nas cinco regiões do país. A maior parte da população, cerca de 37,4%, vive na Região Norte. O Nordeste abriga 25,5% da população indígena; o Centro Oeste, 16%; o Sudeste, 12%; e a Região Sul, 9,2%.

 

Agência Senado

Comentários

Faça seu comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos requeridos são marcados *

*

Ir para o topo