Free songs
Vilhena, Rondônia, - E-Mail conesulnoticias@hotmail.com

Página inicial / Capa / Alunos especiais encerram Semana Nacional com atividades: projeto deverá ser ampliado em 2019

Alunos especiais encerram Semana Nacional com atividades: projeto deverá ser ampliado em 2019


Notícia publicada em 4 de setembro de 2018
O encerramento das celebrações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência foi marcado por atividades como cinema, piquenique, mobilização nas escolas e confraternização em chácara. Em todas as escolas as atividades alusivas ao tema aconteceram em parceria com orientação e supervisão de cada unidade. Semana Nacional 1
Mais de 400 alunos alunos especiais matriculados no ensino regular das escolas municipais de Vilhena foram beneficiados com a iniciativa. A Secretaria de Educação promoveu momentos de inclusão, interação e socialização, revelando potencialidades em uma semana repleta de exemplos do respeito à diferença.
“A Semana Nacional é um momento em que o país discute inclusão e valorização das pessoas com alguma deficiência intelectual ou múltipla na sociedade. Na rede de ensino regular do município não foi diferente. Demos continuidade em projetos existentes na secretaria, ampliando ações e iniciativas que alcancem alunos especiais da nossa rede de ensino”, afirmou o professor Clésio Costa, secretário de educação.
Clésio também prometeu realizar com maior frequência projetos que envolvam alunos especiais. “Não precisamos esperar um ano para proporcionar momentos como os vivenciados ao longo da última semana. Com maior frequência iremos repetir essas ações e colocar em pauta a educação inclusiva. Trabalharei para isso”, concluiu o secretário.
ATIVIDADES – A semana começou com pit stop, em avenidas da cidade, no dia 21 de agosto, mobilizando equipe da Semed junto aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas, cuidadores e pais, seguiu um cronograma intenso de atividades.
O cinema com os alunos “especiais” foi um momento único, segundo os professores. “Muitos pais não têm oportunidade, às vezes por acessibilidade e até vergonha, e deixam de trazer seus filhos aqui. É muito importante estar no cinema com nossas crianças”, afirmou Katia Oliveira, professora do AEE na escola Dalila  Donadon.
No momento de confraternização, realizado na sexta-feira (24), em que estiveram reunidas cerca de 300 pessoas em uma chácara da cidade foi servido almoço, através da parceria da Semed e 24 escolas municipais na área urbana e rural de Vilhena.
PARTICIPAÇÃO – O professor Clésio costa entrou no rio com as crianças que aproveitaram o momento de confraternização. Também estiveram envolvidos nas atividades do dia bombeiros civis, soldados do tiro de guerra, patrulha escolar e os pais dos alunos.
Silvaneide Rodrigues, mãe do aluno Mateus, da escola  ngelo Donadon, falou sobre o convite para estar no almoço momento de confraternização na Chácara da Amizade. “Achei ótimo, ele entrou na água, eu também. A cuidadora tomou banho no rio junto com ele. Foi lindo participar desse momento e ver a felicidade dele”, relatou a mãe.
“Muito bom o momento de convívio e interação com outras crianças. Agora que ele estuda na escola normal, ele se sente mais capaz e à vontade na companhia da cuidadora. Ama ir para a escola e fica feliz só em ouvir o ônibus parando em frente casa. Com isso melhorou a comunicação”, completou a mãe.

Comentários

Faça seu comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos requeridos são marcados *

*

Ir para o topo